Hoje celebramos a Solenidade de todos os Santos. São homens e mulheres que dedicaram a sua vida para viver a proposta evangélica.
Proposta essa que Jesus faz a cada um de nós, que somos chamados à santidade.
A liturgia da Igreja é bem profunda nesse dia e escolhe uma excelente passagem do Evangelho para lembrar desses homens e mulheres, que consciente e inconsciente entregaram a vida pela causa do Reino de Deus. O Evangelho proposto é Mt 5, 1-12, onde vamos ver o Sermão da Montanha.
Nesse sermão Jesus relata para nós 8 pistas para que ganhemos o Reino dos Céus.
Para que ganhemos o Céu é preciso ser :
1º Pobre de Espírito;
2º Aflito;
3º Manso e humilde;
4º Famintos e sedentos de justiça;
5º Misericordiosos;
6º Puros de Coração;
7º Promotor da Paz
8º Perseguidos por causa da justiça.
Qual das bens-aventuranças estamos vivendo? Será que já somos merecedores do Céu?
Quem pode dizer se somos merecedores do Céu é Deus, mas temos que fazer da nossa vida terrena uma prefiguração do Céu.
Viver essas pistas que Jesus nos dá, não é nada fácil, porém, mais de 10 mil homens e mulheres viveram e contemplam a face de Deus.
Porém, se esses homens e mulheres já tem um dia no calendário para ser celebrado, por que um dia para celebrarmos todos os santos?
Muitos homens e mulheres, entregaram sua vida pela causa do Reino e a Igreja nem conhece o nome ou a causa de sua morte.
Mas para que ninguém fosse esquecido, a Igreja quis dedicar um dia para lembrar de todos aqueles que já foram reconhecidos e os que ainda não.
O Concílio de Niceia II, no ano 787 disse: “que as imagens dos santos deveria ser colocadas nas paredes, nas alfaias litúrgicas, nas ruas, nas casas, disse isso porque a imagem de um santo representa que está no Céu. Se olharmos para uma imagem de Nossa Senhora precisamos lembrar que ela é um modelo a ser seguido. Esta é a primeira finalidade do culto aos santos: eles são modelos, porque viveram de acordo com a vontade de Deus. Então eu posso me inspirar neles para também viver a vontade de Deus”.
Conhecemos a história de cantores, artistas, mas e a vida dos santos conhecemos?
Procuremos ter devoção a um santo para buscarmos como modelo de vida para nós e assim buscarmos a santidade de vida e viver o Céu aqui na Terra.
Todos os Santos e Santas de Deus, intercedei por nós!
Diácono Thiago Regini
Todo vosso sou MARIA, e tudo o que tenho é VOSSO. Com Maria, por Maria e em Maria, TOTUS TUUS MARIAE
Compartilhe!
Deus te abençoe.