Categoria: YouTube

Curiosidades sobre a Bíblia Sagrada

Curiosidades sobre a Bíblia Sagrada

Separei algumas curiosidades sobre a Bíblia sagrada e fiz um vídeo com fatos incríveis sobre o livro mais vendido do mundo.

Bíblia não é apenas um livro, podemos dizer que é uma biblioteca, já que há 73 livros nela, sendo dividido entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, com textos bem distintos entre si, sendo cada um escrito em um período diferente da história.
E hoje vamos mostrar algumas curiosidades sobre a Bíblia Sagrada.
1. A Bíblia foi a primeira grande obra impressa usando a técnica de tipografia, inventada por Johannes Gutenberg, na Alemanha no século XV. Esta técnica, chamada de imprensa, revolucionou a humanidade e ainda é utilizada nos dias de hoje. Esta obra ficou conhecida como a Bíblia de Gutenberg ou a Bíblia de 42 linhas, pois cada página tinha duas colunas e 42 linhas. Ao todo, a obra possuía 1282 páginas e estava dividida em dois volumes.
2. A Bíblia é o livro mais traduzido no mundo. Estima-se que a Bíblia esteja traduzida por completo em mais de 670 idiomas, alcançando cerca de 5,4 bilhões de pessoas no planeta.
3. A origem da Bíblia é atribuída ao povo hebreu;
4. A Bíblia Sagrada é um conjunto de livros escritos por homens em diversos momentos da história. Entretanto, todos os autores foram inspirados pelo Espírito Santo para escrevê-los e, por isso, considera-se o próprio Deus como autor das Escrituras (cf CIC. 105).
5. Os livros do Antigo Testamento estão divididos em quatro partes: O Pentateuco, os livros Históricos, os livros Sapienciais e os livros Proféticos.
6. Já os livros do Novo Testamento estão distribuídos em três partes: cinco livros históricos, com os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos; vinte e uma cartas dos Apóstolos e um livro profético: o Apocalipse.
7. A Bíblia, inicialmente, foi composta em três idiomas: os livros mais antigos, em hebraico (mais ou menos ¾ do total); os mais recentes, em grego (com ¼ aproximadamente); e poucas páginas em aramaico;
8. No Século IV, a Bíblia foi completamente traduzida para o latim, língua usada na Igreja. Foi a pedido do papa Dâmaso que São Jerônimo, profundo estudioso das Sagradas Escrituras e das línguas em que elas foram escritas, traduziu os textos originais à base de textos originais do hebraico e grego;
9. A tradução de São Jerônimo levou mais de 30 anos para ser terminada. Ele conduziu o trabalho em um mosteiro em Belém, na Terra Santa. Esta tradução recebeu o nome de Vulgata.
10. O Evangelho de Jesus foi primeiramente transmitido de forma oral. Somente anos depois da Paixão-Morte-Ressurreição-Ascensão do Senhor, surgiram os primeiros escritos. Mateus, Marcos e Lucas têm uma narrativa bem semelhante, mas com traços peculiares a cada um. Já João, que foi o último a escrever o seu relato, trouxe, não somente os feitos de Jesus, mas imprimiu um pouco mais da personalidade de Jesus e como Ele agia com aquele que tinha fé. Tudo isso fruto da relação muito próxima que João teve com Jesus.
11. No Novo Testamento, as cartas eram mensagens direcionadas às primeiras comunidades de fé;
12. A Carta de Pedro possivelmente não foi escrita por ele, mas por Silvano, apóstolo de Paulo.
13. A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380.
14. Os textos da Sagrada Escritura são escritos das mais variadas formas. Encontram-se poemas, oráculos proféticos, cânticos, cartas, narrações históricas e listas genealógicas, por exemplo.
15. Para saber se uma Bíblia é católica, o leitor deve buscar no verso da folha de rosto o imprimatur, que é uma autorização de um bispo católico ou da conferência dos bispos que atesta que aquela impressão/tradução está de acordo com o que corresponde à Bíblia da Igreja Católica Apostólica Romana.
As curiosidades sobre a Bíblia Sagrada são infinitas, comente no YouTube se tem alguma coisa que você não sabia ou se você sabe alguma curiosidade sobre a Bíblia que eu não disse no vídeo.

Clique aqui e inscreva-se no canal.

Leia também:
8 fatos sobre São Bento